13/10

Como eu era antes de você (Jojo Moyes)

como-eu-era-antes-de-voce

Não sei como ainda não tinha postado essa resenha aqui no blog! “Como eu era antes de você” é simplesmente o único livro que marquei como “favorito” lá no meu perfil lá noSkoob.

Como eu era antes de você é incrível e emocionante demais, acabei a leitura com os olhos cheios de lágrimas e com muita vontade de viver e dar valor a tudo o que tenho. Quando vi a resenha acreditei que seria emocionante, mas nunca imaginei que choraria e soluçaria tanto!como-eu-era-antes-de-voce-1

Sinopse:

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

como-eu-era-antes-de-voce-2

Quando li “Como eu era antes de você” bem no comecinho do ano, fiquei um bom tempo pensando sobre a vida e sobre como não conseguimos agradecer todos os dias pelo o que temos.

Comprei o livro depois de ter lido muitas resenhas positivas a respeito dele e acabei colocando-o na frente de outros que eu já estava querendo ler a algum tempo pra finalmente ver se tudo aquilo o que diziam era verdade. E foi.

A história é maravilhosa, entrou pra lista de favoritos e lá permanece até hoje. Tudo me tocou de uma forma tão simples que não deu pra evitar. Jojo Moyes alcançou o meu coração.

como-eu-era-antes-de-voce-3

Louisa Clark tem 26 anos e mora com seus pais. Ela trabalha em uma lanchonete como garçonete desde que se conhece por gente e está em um relacionamento com um atleta chamado Patrick há quase 7 anos. Ela não tem ambições na vida e  aceita tudo como está, até que em um determinado dia o dono do café onde ela trabalha decide fechar o estabelecimento.

Will Trainor é um empresário de grande sucesso e cheio de vontade de viver, adora se aventurar. Mas a sua vida muda completamente quando sofre um acidente e fica tetraplégico.

como-eu-era-antes-de-voce-4

Louisa após ter saído do café arranja um emprego temporário de seis meses como cuidadora de um tetraplégico, que por acaso é Will. É aí que a muda dos dois muda completamente.

Poucas semanas depois de ter começado a trabalhar como cuidadora, Lou descobre que seu contrato é limitado a seis meses pois Will após tentar cometer suicídio, fez um acordo com os seus pais para ir a uma clínica na Suíça e morrer.

como-eu-era-antes-de-voce-5

Depois de descobrir isso, Lou se sente sem chão e completamente traída, afinal, quem poderia deixar uma pessoa ir morrer assim? É então que ela toma a missão como algo pessoal. Agora ela tem que fazer com que Will desista da ideia de morrer, mostrando a ele que mesmo com toda a limitação que a tetraplegia dá, ele ainda pode viver e ser feliz.

No começo, Will não se dá nada bem com essa ideia de Lou e tenta de todas as formas fazê-la desistir. Para ele, esses seis meses são apenas um tempo que ele esperará para finalmente morrer.

como-eu-era-antes-de-voce-6

Além de todo o romance, Jojo também mostra as grandes dificuldades que os cadeirantes tem hoje em dia. Muitas vezes segurei o choro por saber que tudo o que estava acontecendo no livro, acontece diariamente na vida real. E o que melhor que um bom e velho tapa na cara pra nos mostrar o quanto temos e o quanto reclamamos da vida, não é?

como-eu-era-antes-de-voce-7

O que mais eu poderia dizer?

Eu chorei muito! Assim que terminei a leitura, foi o pior momento. Eu sentei por vários minutos sem saber de onde vieram tantas lágrimas. A história parece tão real que não dá pra controlar a emoção. É isso: leiam!
como-eu-era-antes-de-voce-8

Nota:

♥♥♥♥♥ (favorito)

como-eu-era-antes-de-voce-9

Jaqueline
Oi, eu sou a Jaqueline, mas pode me chamar de Jaque! Tenho 22 anos, sou formada em Administração de Empresas, apaixonada por livros e a louca da fotografia.Adoro dias frios, seriados (♥) e a combinação dos dois também. É aqui que compartilho meus sonhos, minhas alegrias e minhas incertezas. Esse é meu mundo na internet, espero que goste!
5 livros que eu queria que fossem adaptados para o cinema
A culpa é das estrelas (John Green)
Mentirosos (E. Lockhart)


 

  • Fico meio down quando leio as resenhas desse livro. É uma boa história, não há como negar, mas vejo que todo mundo só enxerga o lado da Louisa. E o Will? O que um tetraplégico diria desse livro? Ainda não encontrei ninguém que resenhasse sobre essa ótica, então não sei se fui muito pessimista, mas achei tão depressivo e egoísta 🙁
    Preciso relê-lo para analisar tudo isso de novo. Beijos!

    • @Juliana Azevedo, oi!
      Entendo completamente a tua visão e muitas vezes durante a leitura me questionei bastante a decisão do Will e confesso, foi bem difícil entender. Acho que seria legal mesmo ver o ponto de vista de alguém que vive isso. Beijos

  • Jaque eu percebi que vou terminar esse livro em uma canoa, mas é de alegria ou tristeza?
    Adoro suas resenhas. Beijos

  • Oi Jaque,como você tá?Espero que bem <3
    É incrível que todo mundo que lê esse livro se sente assim,tocado.Eu pretendo comprá-lo e ler ele antes de sair o filme.E minha nossa,como sairei do cinema?Minha mãe me conhece bem,não vai deixar eu ir,haha Sua resenha foi tocante Jaque!

    • @Layni, eu tô bem! 🙂
      O livro é mais incrível e emocionante que eu li, então com certeza você vai se acabar de chorar! Mas, leia. Vale super a pena cada lagriminha.

      <3

  • Eu chorei muito também Jaque, muito mesmo haha Mas adorei a história, achei super tocante e profundo todo o enredo e as relações entre as personagens! Já leu Um mais Um? Super indico, é um livro muito divertido!
    beijos e adorei a resenha

    • @Carla Vieira, chorei eternamente! haha
      Ahh, ainda não li Um mais Um, mas desde vi sua resenha tô afim de comprar! <3