12/02

Caixa de Pássaros (Josh Malerman)

caixa-de-passaros-0

Li “Caixa de Pássaros” cheia de expectativa. Muitas pessoas comentaram sobre ele antes e eu fiquei super animada pra antecipar a leitura. Confesso que foi um pouco difícil de me acostumar no começo, mas no decorrer da leitura fui entendendo, entrando no ritmo e ficando completamente apaixonada pela trama contada de uma forma tão diferenciada.

caixa-de-passaros-1

Sinopse:

Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

caixa-de-passaros-2

Tem algo lá fora, algo esperando por você. Só que você não sabe bem o que é, só sabe que quem viu não sobreviveu pra contar.

Caixa de Pássaros é um suspense contado em 3ª pessoa pela visão de Malorie em dois momentos: o presente e a quatro anos atrás quando tudo parece ter começado de fato. Os capítulos são alternados nesses dois momentos, até se encontrarem no final.

Tudo começou há quatro anos, as pessoas estavam com medo do grande surto que vinha se espalhando com muita rapidez. Nos noticiários os assuntos se referiam a pessoas que em um surto de loucura, assassinavam quem estava por perto e logo depois, se suicidavam das piores formas possíveis. Aparentemente tudo acontecia quando a pessoa via alguma coisa.

caixa-de-passaros-3

As pessoas começaram a não sair de casa, a se esconderem e a não olharem mais para fora. Com o tempo, as ruas estavam desertas e ninguém mais sabia se haviam sobreviventes. Quem não viu “a coisa”, ou morreu de fome ou foi assassinado por alguém que viu.

Com o tempo, não há mais televisão, internet e não há mais para onde olhar. Só há escuridão e você só sobrevive se fechar os olhos.

caixa-de-passaros-4

Malorie está grávida e completamente perdida. Ela não tem mais ninguém e então decide procurar ajuda. Ela conhece Tom e mais um grupo de pessoas que serão sua família a partir de agora.

O autor nos apresentou todos os personagens e nos contou cada uma de suas inseguranças. Construiu amizades e nos fez torcer por cada um. O desenvolvimento de cada um deles foi genial. Marcou muito.

caixa-de-passaros-5

Como eu já devo ter dito aqui alguma outra vez, Caixa de Pássaros mexeu muito comigo. Foi um dos melhores livros que li em 2015, foi uma daquelas leituras que não consegui largar até terminar.

Como eu não sou acostumada com livro de terror, fiquei bem receosa no começo, mas no fim eu fiquei com mais vontade de investir em tramas assim. Caixa de Pássaros com certeza não é um livro de terror como outro qualquer. O terror do livro é mais psicológico, ele vem do silêncio, do medo dos pequenos sons, do medo de algo que você nunca viu e nem sabe se irá ver.caixa-de-passaros-6

Pra quem já teve oportunidade de conhecer a obra “O fim dos tempos” deve ter um pouco de noção de como foi “Caixa de Pássaros”, mesmo tendo uma proposta um pouco diferente, eu super lembrei dele no decorrer da leitura.

Ahhh, pra quem não sabe, Caixa de Pássaros – o filme, já foi confirmado! Tô ansiosa pra assistir e ainda mais pra saber como toda essa história vai acontecer lá nas telinhas, de verdade.

caixa-de-passaros-7

Pra quem curte terror, esse livro é uma grande pedida. Mas agora se você é fã de uma história mais redondinha, com todos os pingos nos is, não sei se vai curtir o final. Ele meio que deixa alguns assuntos em aberto. Eu não me incomodei com ele, mas pode ser que você se incomode.

caixa-de-passaros-8

Nota:

♥♥♥♥♥caixa-de-passaros-9

E vocês, já leram? Me contem o que acharam aqui nos comentários!

Jaqueline
Oi, eu sou a Jaqueline, mas pode me chamar de Jaque! Tenho 22 anos, sou formada em Administração de Empresas, apaixonada por livros e a louca da fotografia.Adoro dias frios, seriados (♥) e a combinação dos dois também. É aqui que compartilho meus sonhos, minhas alegrias e minhas incertezas. Esse é meu mundo na internet, espero que goste!
O lado bom da vida (Matthew Quick)
Resenha – Julieta de Anne Fortier
Mentirosos (E. Lockhart)