14/09

As vantagens de ser invisível (Stephen Chbosky)

resenha-as-vantagens-de-ser-invisivel-1

Demorei muito pra ler “As vantagens de ser invisível”, já tinha assistido há um tempo o filme e gostado bastante. Esse foi um dos primeiros livros que comprei para a minha coleção e que deixei de castigo na estante até pouco tempo atrás, não sei porque, mas acho não tinha aquela curiosidade toda em ler (talvez porque já sabia o que aconteceria). Deixei finalmente a preguiça de lado e pude de uma vez por todas conhecer o Charlie ♥

resenha-as-vantagens-de-ser-invisivel-2

Sinopse:

Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe – a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se é real ou imaginário.

resenha-as-vantagens-de-ser-invisivel-3

Charlie é um menino diferente dos outros, ele é solitário e incompreendido pelas pessoas que o rodeiam. Seu melhor amigo acaba de se suicidar e ele precisa de alguma forma dar a volta por cima e enfrentar os desafios que aparecem nesse novo ano.

Sua vida muda completamente quando em um jogo de futebol ele conhece Sam e Patrick, dois irmãos que aproveitam o melhor da vida e buscam por aventuras sempre. Os três se tornam inseparáveis e Charlie FINALMENTE se vê encaixando em uma coisa.

resenha-as-vantagens-de-ser-invisivel-4

Charlie é tímido, sincero, inocente e doce, mas existe algo que faz com que ele dê passos para trás. Charlie é apresentado diversas vezes para situações novas e tenta ao máximo viver coisas que nunca pensou que viveria antes. Ele conhece o valor da amizade e vive experiências incríveis ao lado de Sam e Patrick.

O livro é narrado por cartas escritas pelo Charlie para uma pessoa “especial”, o que nos faz ficar um tanto íntimos com ele, acompanhando de perto tudo o que acontece em detalhes. Ele nos conta seus pensamentos, suas reflexões e nos faz sentir muito mais próximos de sua vida.

resenha-as-vantagens-de-ser-invisivel-5 resenha-as-vantagens-de-ser-invisivel-6

O livro é cheio de polêmicas como gravidez na adolescência, homossexualismo, violência e drogas, o que nos faz pensar e mudar muitos conceitos.

Acho que a única coisa que eu não gostei de verdade foi a forma como o autor terminou o livro, ele fez com que tudo o que Charlie viveu fosse explicado por um único acontecimento que nem foi esclarecido por completo. Eu gostei do livro, mas o final pareceu apressado demais pro meu gosto.

resenha-as-vantagens-de-ser-invisivel-7

Nota:

♥♥♥♥

resenha-as-vantagens-de-ser-invisivel-8

“A gente aceita o amor que acha que merece.”

Jaqueline
Oi, eu sou a Jaqueline, mas pode me chamar de Jaque! Tenho 24 anos, sou formada em Administração de Empresas, apaixonada por livros e a louca da fotografia.Adoro dias frios, seriados (♥) e a combinação dos dois também. É aqui que compartilho meus sonhos, minhas alegrias e minhas incertezas. Esse é meu mundo na internet, espero que goste!
Resenha – O resgate do Tigre (Colleen Houck)
Todo Dia (David Levithan)
O Projeto Rosie (Grame Simsion)


 

  • Eu gostei muito do livro… mas concordo que o motivo, do porquê Charlie ser como é, foi explicado muito por cima. Mas acho que era meio que o objetivo sabe… mostrar a fundo como ele era mas sem explicar exatamente o que aconteceu porque nem ele sabia ou entendia muito bem.

    No geral é um bom livro, né? E o filme muito bom, também.

    Beijos
    A Mente Transborda
    Curta no Facebook

  • Cara seu blog é lindo! Adorei.
    Sobre o livro eu concordo totalmente contigo, principalmente em relação ao final. Mas é uma leitura gostosa. Hehee
    Obrigada pela visita.
    Beijos

    http://apenasimagine.wordpress.com

    • @Camila, Obrigada, linda!
      Eu gostei mesmo da leitura, bem leve e rápida mas fiquei meio assim com o final. haha
      Beijos e obrigada de novo <3

  • Não sabia que esse livro é um romance epistolar. Fiquei mais interessada nele agora.

  • Sabe, eu já tinha ficado interessada em ler esse livro, mas passou. Agora com o seu post essa vontade voltou! HAHAHAHA quero ler agora mesmo!! Seu Blog é muito lindo! Beijos!!
    http://www.pintandoavontade.com

  • Um dos meus livros favoritos, sem dúvidas ♥
    Adorei o post e as fotos ficaram incríveis, assim como seu blog! Haha

    http://www.vinteenovedeagosto.com

  • Quando eu assisti o filme,não sabia nada dele,apenas tinha visto a divulgação das gravações porque na época,a Emma Watson tinha cortado o cabelo e era o primeiro papel dela depois de HP.Eu gostei bastante do filme,surpreendentemente.Não sou chegada a filmes ~dramáticos~mais profundos.Foi bem tocante para mim e apesar de tratar de assuntos que normalmente eu nem ouso discutir,eu ainda estou com vontade de ler o livro.O Charlie é cativante,e eu achei que o Logan Lerman foi tão bem no papel dele,que não imaginaria outro ator interpretando do personagem,sabe?Então quando der,quero ler sim.

    • @Layni, eu também fiquei com essa vontade de ler depois que assisti o filme, porque amei muito!
      Gostei bastante do livro mas acho que nem dá pra comparar tanto os dois, acho que ficou bem balanceado. Você vai gostar da leitura <3