Esse foi um daqueles livros que eu mais tive curiosidade em ler durante vários meses de 2014. Nunca encontrava pra comprar e quando finalmente encontrei, quis ler na mesma hora. Definitivamente, eu não poderia ter feito escolha melhor.
A Lista Negra é um livro forte, triste e nos faz pensar bastante, é cheio de lições de vida e tem foco no bullying na escola. Jennifer conseguiu criar uma história tocante e verdadeira, que nos faz pensar bastante.
Sinopse:
E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama?
O namorado de Valerie Leftman, Nick Nevil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista de pessoas e das coisas que ela e Nick odiavam. A lista que ele usou para escolher seus alvos.
Agora, depois de passar o verão reclusa, se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.
Valerie e Nick fazem parte do grupo de alunos menos populares da escola. Assim que Valerie conheceu Nick, sentiu que finalmente estava feliz e que ele a tirou da realidade que tanto sofria.
Nick é um cara magrelo, alto, desengonçado e também alvo de várias provocações dos colegas, assim como Valerie. Em um momento de desabafo, Valerie cria uma lista onde ela e Nick escrevem os nomes de quem pratica bullying com eles, alunos, professores e outras coisas que não gostam e que gostariam que sumissem de suas vidas.
O que Valerie não imaginava era que seu namorado levaria a lista tão a sério. Em um dia, Nick cansado de ver sua namorada sendo provocada por colegas de classe, entra armado no colégio e começa uma verdadeira chacina. Os alvos são as pessoas que estão descritas na lista em que criaram. Quando Valerie percebe o que Nick quer fazer, tenta evitar e acaba entrando na frente de uma garota (alvo de Nick) sendo ferida por ele, que acaba se suicidando.
Após esse acontecimento, Valerie precisa passar por tudo sozinha. Os olhares tortos, os julgamentos das outras pessoas que acreditam que ela foi uma das responsáveis pelo massacre ocorrida na escola. A polícia e a imprensa também sugerem que a garota esteve envolvida no ocorrido e que aquela era uma tentativa de suicídio do casal e não apenas de Nick.
Valerie também precisa passar por isso dentro da própria casa, com seus familiares. Sendo diariamente lembrada de que aquilo ocorrera por sua culpa, por se envolver com um cara e por ter feito A LISTA.
Um dos melhores livros que já li, realista demais, nos fazendo pensar em quão difícil é pra quem sofre com o bullying e o quão sério é esse assunto.
O livro nos traz uma carga de emoção muito forte, sendo impossível não nos fazer amar o livro. Ele é divido em quatro partes e no início da maioria dos capítulos v em manchetes do jornal sobre o que aconteceu com as vítimas, comentários de quem estava no dia e homenagens. A história é envolvente e dividida entre fatos do dia do atentado e o que está acontecendo com Valerie no presente.
A Lista Negra tem uma das melhores diagramações que já vi. A capa é maravilhosa e o papel é tudibom, páginas amarelas e bem grossas. Tudo perfeito.
O livro é para refletirmos sobre o assunto “bullying”. Recomendo para todos os jovens, não dá pra se arrepender de ler um livro tão real e incrível como esse.
PS: Adorei essa frase
Nota:
♥♥♥♥♥
Quem aí já leu? O que acharam?