30/03

A Lista Negra (Jennifer Brown)

a-lista-negra

Esse foi um daqueles livros que eu mais tive curiosidade em ler durante vários meses de 2014. Nunca encontrava pra comprar e quando finalmente encontrei, quis ler na mesma hora. Definitivamente, eu não poderia ter feito escolha melhor.

A Lista Negra é um livro forte, triste e nos faz pensar bastante, é cheio de lições de vida e tem foco no bullying na escola. Jennifer conseguiu criar uma história tocante e verdadeira, que nos faz pensar bastante.

a-lista-negra-1

Sinopse:

E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama?

O namorado de Valerie Leftman, Nick Nevil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista de pessoas e das coisas que ela e Nick odiavam. A lista que ele usou para escolher seus alvos.

Agora, depois de passar o verão reclusa, se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.

a-lista-negra-2

Valerie e Nick fazem parte do grupo de alunos menos populares da escola. Assim que Valerie conheceu Nick, sentiu que finalmente estava feliz e que ele a tirou da realidade que tanto sofria.

Nick é um cara magrelo, alto, desengonçado e também alvo de várias provocações dos colegas, assim como Valerie. Em um momento de desabafo, Valerie cria uma lista onde ela e Nick escrevem os nomes de quem pratica bullying com eles, alunos, professores e outras coisas que não gostam e que gostariam que sumissem de suas vidas.

O que Valerie não imaginava era que seu namorado levaria a lista tão a sério. Em um dia, Nick cansado de ver sua namorada sendo provocada por colegas de classe, entra armado no colégio e começa uma verdadeira chacina. Os alvos são as pessoas que estão descritas na lista em que criaram. Quando Valerie percebe o que Nick quer fazer, tenta evitar e acaba entrando na frente de uma garota (alvo de Nick) sendo ferida por ele, que acaba se suicidando.

a-lista-negra-3

Após esse acontecimento, Valerie precisa passar por tudo sozinha. Os olhares tortos, os julgamentos das outras pessoas que acreditam que ela foi uma das responsáveis pelo massacre ocorrida na escola. A polícia e a imprensa também sugerem que a garota esteve envolvida no ocorrido e que aquela era uma tentativa de suicídio do casal e não apenas de Nick.

Valerie também precisa passar por isso dentro da própria casa, com seus familiares. Sendo diariamente lembrada de que aquilo ocorrera por sua culpa, por se envolver com um cara e por ter feito A LISTA.

a-lista-negra-4

Um dos melhores livros que já li, realista demais, nos fazendo pensar em quão difícil é pra quem sofre com o bullying e o quão sério é esse assunto.

O livro nos traz uma carga de emoção muito forte, sendo impossível não nos fazer amar o livro. Ele é divido em quatro partes e no início da maioria dos capítulos v em manchetes do jornal sobre o que aconteceu com as vítimas, comentários de quem estava no dia e homenagens. A história é envolvente e dividida entre fatos do dia do atentado e o que está acontecendo com Valerie no presente.

a-lista-negra13a-lista-negra-6

A Lista Negra tem uma das melhores diagramações que já vi. A capa é maravilhosa e o papel é tudibom, páginas amarelas e bem grossas. Tudo perfeito.

a-lista-negra-8 a-lista-negra-9 a-lista-negra-10

O livro é para refletirmos sobre o assunto “bullying”. Recomendo para todos os jovens, não dá pra se arrepender de ler um livro tão real e incrível como esse.

a-lista-negra-11

a-lista-negra12

PS: Adorei essa frase

a-lista-negra14

Nota:

♥♥♥♥♥a-lista-negra-15

Quem aí já leu? O que acharam?

Jaqueline
Oi, eu sou a Jaqueline, mas pode me chamar de Jaque! Tenho 22 anos, sou formada em Administração de Empresas, apaixonada por livros e a louca da fotografia.Adoro dias frios, seriados (♥) e a combinação dos dois também. É aqui que compartilho meus sonhos, minhas alegrias e minhas incertezas. Esse é meu mundo na internet, espero que goste!
Desafio Literário: 50 livros para ler em 2015
Anexos (Rainbow Rowell)
Um sorriso ou dois ( Frederico Elboni)


 

  • Fiquei com muita vontade de ler esse livro,apesar de ser de drama e geralmente eu quero me distrair quando leio.Me lembrou meio o massacre do Realengo que teve,lembra?Ah,outro que eu fiquei com vontade de ler foi o “1 página de cada vez” que você falou no outro post.Não tive vontade de comprar aquele primeiro que lançou,o “Destrua esse diário”,tinha que levar pro banho,esfregar lama nele,maldade!Imagina se eu vou pegar meu livrinho bonitinho e fazer essas coisas…nunca!haha Mais esse parece ser legal,é mais como um diário e me parece bem terapêutico.No site das Americanas sai por menos de R$20,00,empolgante haha
    Jaque,você conhece os livros do Harlan Coben?São de suspense e parece que são muito envolventes.
    Ah,você que ama a série de livros “A Seleção”,a autora esteve aqui no Recife para autógrafos e eu desligada que sou além de não ter lido ainda os livros nem me liguei que era ela o.O Quando eu liguei minhas anteninhas e li o nome dela na capa dos livros pensei:”a Jaque iria pirar se fosse em Brasília!”.Lembrei logo de você.

    • @Layni, oiiiii! <3
      Então, o livro me lembra bastante o massacre de Realengo. Depois que li, dei até uma pesquisada sobre o que aconteceu lá na escola e fiquei bem emocionada. Por mais que seja uma história fictícia, a autora conseguiu trazer uma emoção tão grande que eu não pude evitar amar cada pedacinho do livro.
      Amo ler livros divertidos e fantasiosos, mas de vez em quando eu paro pra ler coisas que me fazem pensar, sabe? Acho muito muito bom!
      Ahhhh, eu tenho o livro "Destrua esse diário" mas deu uma dó, sabe? Até consegui fazer algumas coisas, mas hoje eu fujo a regra e desobedeço mesmo. Quando quero desenhar, pego ele. kkkk O "1 página de cada vez" é o máximo e me deixa muito bem!
      Nunca ouvi falar dos livros desse Harlan, mas vou dar uma pesquisada depois, obrigada pela indicações.
      Nossaaaaaaaaaa, eu ia AMAR MESMO! Adoro os livros de "A Seleção" e ia adorar conhecer a autora, fiquei feliz que lembrou de mim.
      Obrigada!

      <3

  • Oi Jaque, tudo bem?
    Esse livro parece ser muito intenso. Tenho muita vontade de ler, mas pela carga acho que vou protelar a leitura por um tempo. Ótima resenha.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    • @Amanda Almeida, oi!
      Ele é bem intenso mesmo, mas é muito bom! Por mais que tenha essa carga emocional, é impossível não amar <3
      Beijos

  • Quanto tempo não venho aqui, tudo bem Jaque?
    EU nunca nem se quer ouvi comentários sobre esse livros, mas já fiquei apaixonada pela capa!

    Um abraço, Mundo da Fani <3

    • @Fani, oi!
      Como é que você tá? haha
      Então, o livro é maravilhoso, você precisa ler!

  • Primeiramente deixa eu falar desse layout lindo que toda vez que eu venho aqui fico babando e achando super amor!
    E segundo, eu fiquei mega interessada no livro. Adorei a sinopse e parece realmente ser incrível, com certeza entrou na minha lista de livros para ler.
    Eu gosto de livros que trazem um drama e “verdade” na escrita. Essas coisas me emocionam bastante e eu já vi que vou adorar o livro.
    Um super beijo e parabéns por ter um blog tão lindo e fazer um trabalho maravilhoso aqui!

    http://www.viajantedosonhos.com

    • @Melissa Marinho, oinnnn <3 obrigada!
      Esse lovro é maravilhoso, leia leia leia.
      muuuuuuuuuitooooo obrigada. Me fez tão feliz agora ♥
      Beijos