02/08

A Casa Assombrada (John Boyne)

a-casa-assombrada-1

Sempre tive muita curiosidade em ler um livro de terror/mistério. Quando vi que “A Casa Assombrada” estava ganhando um espaço muito legal sendo alvo de muitos comentários dos booktubers que acompanho, quis ler na mesma hora! Já conhecia o autor  John Boyne desde que li “O menino do pijame listrado” e sabia que a história seria maravilhosa.

a-casa-assombrada-2

 Resenha:

Eliza Caine tem 21 anos e acaba de perder o pai. Totalmente sozinha e sem dinheiro suficiente para pagar o aluguel na cidade, ela se depara com o anúncio de um tal H. Bennet. Ele busca uma governanta para se dedicar aos cuidados e à educação das crianças de Gaudlin Hall, uma propriedade no condado de Norfolk – sem, no entanto, mencionar quantas são, quantos anos têm ou dar quaisquer outras explicações. Assim, ela larga o emprego de professora numa escola para meninas e ruma para o interior.
Chegando a Gaudlin Hall, Eliza se surpreende ao encontrar apenas Isabella, uma menina que parece inteligente demais para sua idade, e Eustace, seu adorável irmão de oito anos. Os pais das crianças não estão lá. Não se veem criados. Ela logo constata que não há nenhum outro adulto na propriedade, e a identidade de H. Bennet permanece um mistério.
A governanta recém-contratada busca informações com as pessoas do vilarejo, mas todos a evitam. Nesse meio-tempo, fica intrigada com janelas que se fecham sem explicação, cortinas que se movem sozinhas e ventos desproporcionais soprando pela propriedade. E então coisas realmente assustadoras começam a acontecer…

a-casa-assombrada-3

“A Casa Assombrada” é além de um livro incrível, completamente diferente de tudo o que li. Boyne conseguiu criar um ambiente assustador e muito “real”, mesmo sendo um livro, conseguimos ver claramente o que acontece nos deixando aflitos e com medo. Juro!

Eliza Caine tem 21 anos e não é muito atraente, é professora em um colégio de meninas e mora com o seu pai. Ela não acredita que se casará um dia, por sua condição financeira e por ser mulher (a trama acontece no século XIX), Eliza sabe que viverá o resto de sua vida ensinando as pessoas ou cuidando de outras casas. Tudo começa quando ela e seu pai vão a um pequeno show de Charles Dickens para ouvir uma história de fantasmas! O melhor dia da vida de seu pai é também o dia em que ele falece. Eliza então fica completamente sozinha e sem um lugar para ficar.

a-casa-assombrada-4

É daí que ela encontra um anúncio misterioso no jornal para ser governanta de uma mansão no interior. Como seu salário como professora não é capaz de sustentá-la ali, ela aceita a proposta de emprego do misterioso H.Bennet e vai em busca do desconhecido. Quando chega a mansão, Eliza se depara com duas crianças e não percebe nenhum sinal de adultos. Tudo fica ainda mais estranho quando uma série de acontecimentos perturbadores começam a aparecer.

a-casa-assombrada-5

O mais interessante desse livro é que além de toda a história de terror, John Boyne conseguiu acrescentar assuntos muito interessantes no livro, como o preconceito contra as mulheres que existia na época e também o relacionamento familiar.

a-casa-assombrada-6 a-casa-assombrada-7

Sou extremamente medrosa e costumo evitar bastante os filmes de terror porque não consigo dormir depois! Quando comecei a leitura, morri de medo, mas com o passar do tempo fui acostumando e gostando muito. O único ponto fraco em toda a leitura pra mim, foi o final. Não consegui concordar com o modo como Boyne finalizou tudo, sabe? Mas nada que faça o livro ser menos “bom”, entende?

a-casa-assombrada-8 a-casa-assombrada-9

Nota:

♥♥♥♥a-casa-assombrada-10

Você pode comprar aqui.

E aí, alguém aqui já leu? Me contem o que acharam aqui nos comentários.

Jaqueline
Oi, eu sou a Jaqueline, mas pode me chamar de Jaque! Tenho 22 anos, sou formada em Administração de Empresas, apaixonada por livros e a louca da fotografia.Adoro dias frios, seriados (♥) e a combinação dos dois também. É aqui que compartilho meus sonhos, minhas alegrias e minhas incertezas. Esse é meu mundo na internet, espero que goste!
A culpa é das estrelas (John Green)
Mentirosos (E. Lockhart)
Resenha – O resgate do Tigre (Colleen Houck)


 

  • Vou confessar que tive preconceito com o título 😛 achei beeeem lugar comum, mas como não pesquisei qual seria o título original, e como (apesar de nunca ter lido nada desse autor – ainda!) tenho todos os motivos pra crer que o autor manda muito bem, acabei ficando com vontade de ler. Vai pra lista! hehe.

    • @Marcela, ele manda muito bem mesmo!
      Eu também não curti muito o título, pareceu aqueles filmes de sessão da tarde que não dão certo, sabe?
      Mas olha, adorei a história e acho que você vai gostar também <3
      Beijos!

  • Oi Jaque, gostei mto da sua resenha do livro achei o livro interessante e vou coloca-lo na minha wishlist

    Bjss

    http://www.adrianequaresma.com.br