14/05

Como tirar fotos melhores?

1

Tá, eu não sou uma fotógrafa profissional. E, sim, eu aprendi muita coisa na internet. Muitas de vocês me pedem para retornar com os posts com dicas de fotografia que eu sempre fazia por aqui, então resolvi atender a esses pedidos finalmente e falar um pouquinho de tudo o que eu faço para que minhas fotografias fiquem cada vez melhores.

Já digo que não tenho regras e que fotografo com o coração, a fotografia tem que ser assim, tratada com amor sempre para que as lembranças fiquem pra sempre marcadas na vida das pessoas. Todas as fotografias que vocês vão ver a seguir foram feitas por mim.

post1

TENHA SEMPRE UM TEMA EM MENTE

Antes de sair fotografando as pessoas, separo algum tema que tenha a tudo a ver com o cenário em que eu quero fotografar, as roupas que os “modelos” usarão, e por último os objetos que serão usados no ensaio fotográfico.

Mas como assim um TEMA? O tema pra mim é a alma do ensaio. Por exemplo, eu quero fazer um ensaio de um casal e quero que tudo pareça bem romântico e fofo. Penso no cenário, que pode ser um lago próximo a minha casa ou até mesmo um parque cheio de verde. As roupas ajudam muito na harmonia de todos os itens que eu citei e claro, é sempre bom ter várias poses e ideias criativas na cabeça. Nesse ensaio quis deixar um clima calmo e romântico, a sapatilha dela e a bermuda dele deram um ar bem fofo ao restante dos itens que eu já havia pensado antes. Adicionei um balão vermelho e pronto, tudo deu certo e rendeu fotos lindas.

post2

MOSTRE O QUE A PESSOA TEM DE MELHOR EM SUAS FOTOS

Gosto bastante de observar a pessoa em que vou fotografar antes de começar a sessão, focar no traço bonito que a modelo tem é uma boa. Quando percebemos, por exemplo, que a pessoa não se mostra à vontade para posar para a câmera, podemos fazer com que as fotos se tornem espontâneas no decorrer da sessão e é claro, mantendo os  ângulos mais bonitos da modelo. Também aconselho que converse sempre com a pessoa para que ela se sinta à vontade aos poucos.

4

ARRISQUE E SEJA CRIATIVO!

Olhando para a foto acima, você diria que é uma gravidinha? NÃO! Eu não suporto ver as mesmas fotos, os mesmos ângulos em ensaios como esse. Sim, a gente deve mostrar tudo o que a mãe quer ver, a barriguinha, o papai, os sapatinhos do bebê e essas coisinhas fofas que a gente sempre vê nesse tipo de ensaio. O que devemos ter em mente é que devemos arriscar e tentar inovar sempre, mas sem exageros. Mães ainda querem a lembrança da barriga enorme de 7 meses estampadas nos álbuns de família, mas elas também querem um book diferente dos outros. Que tal mostrar também o sorriso bobo do papai e aquela careta da mãe quando recebe um chute do bebê? Tudo depende de como você olha pra tudo a sua volta.

post5

USE O QUE TEM A SEU FAVOR

Você não precisa ter 2 câmeras, 8 lentes, flashes e um monte de outros equipamentos para fazer fotos legais. As vezes você consegue fazer uma foto melhor com poucos equipamentos do que se tivesse pensado em cada detalhe do ensaio e usado tantos equipamentos que nem são tão necessários assim. Quando fotografo, busco sempre por ambientes mais claros e que não são necessários o uso do flash.

blogjaque2

EDITE SUA FOTO DO SEU JEITINHO

Vocês devem ter percebido que minhas fotos são “padronizadas”, eu amo fotografias que dão um ar mais quente, mais romântico e amarelado. Acho que isso até me acalma. Procure um estilo próprio e não mude conforme os ensaios feitos. É legal que você tenha sua marquinha no mundo, sabe?

Vale também para a assinatura. Eu ensinei a fazer nesse post aqui.

6

TREINE SEU OLHAR

Não há mais o que falar! Antes de qualquer coisa, você precisa treinar seu olhar. Fotografar seus parentes, por exemplo, é uma boa pra começar. Com o tempo suas fotos ficarão muito melhores!

post6

NÃO SE LIMITE

Sempre que eu penso em fazer alguma coisa, não penso no que pode dar errado e me jogo com tudo na ideia que eu tive. Acho que pensar grande é bom.

post7

Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado das dicas. Quis aproveitar e deixar algumas das fotos que fiz:

post8

ericablog

2

amandablog2

3

jana2

ericablog2

amandablog

 

Quem quiser seguir e acompanhar as redes sociais do blog é só clicar:

Flickr | Instagram Twitter | Facebook

Jaqueline
Oi, eu sou a Jaqueline, mas pode me chamar de Jaque! Tenho 22 anos, sou formada em Administração de Empresas, apaixonada por livros e a louca da fotografia.Adoro dias frios, seriados (♥) e a combinação dos dois também. É aqui que compartilho meus sonhos, minhas alegrias e minhas incertezas. Esse é meu mundo na internet, espero que goste!
12 Itens de fotografia que você vai adorar ter!
1 blog por dia – O melhores da semana
31 days of Jaque