07/01

Como anda a minha transição capilar?

Como vocês devem saber, estou em transição capilar há mais ou menos um ano. Não lembro direito, minha memória é péssima. Mas acho que já deve ter esse tempo sim, haha. Comecei a transição porque já não aguentava mais ser refém da chapinha pra me sentir bem comigo mesma. Não aguentava ficar negando todos os convites para ir a clubes ou ficar com medo da chuva.

Confesso que toda essa vontade por voltar com meu cabelo ao que ele era, tem muito haver com meu amadurecimento e minha vontade de ser exemplo para outras pessoas. Eu nunca estive totalmente feliz estando o tempo inteiro com o cabelo liso, e eu quero ter a experiência de estar totalmente feliz.

Desde o último post, confesso que passei muita chapinha no cabelo. Acho que isso é o que tenho feito de diferente na minha transição em relação a outras pessoas que também estão nesse momento junto comigo. Eu não me obrigo a usar o meu cabelo natural, eu simplesmente procuro ficar com meu cabelo natural quando eu quero estar com ele assim. Então, se eu vou para uma festa mais formal, eu faço chapinha no cabelo, se eu vou ter uma semana mais corrida, faço também. Tudo isso, porque meus cachos ainda precisam de muita finalização para ficarem bonitos e definidos. E isso requer tempo. Sei que quando a transição acabar, eu provavelmente não terei tantos problemas assim, porque o cacho vai se formar mais rápido. Mas acho que o que importa é estar bem comigo mesma. Talvez se eu fosse pra uma festa mais formal com meu cabelo meio liso, meio cacheado, eu não me sentiria bem. O que provavelmente não aconteceria no dia a dia que eu já sou bem desprendida, entende? Acho que tudo isso depende do que a gente vê em cada situação.

Falei que traria aqui no blog indicação de produtos que tenho usado nesse momento da minha vida. Vários cremes e máscaras não tem funcionado bem como eu gostaria, mas isso tudo porque eu gosto de que meu cabelo tenha uma aparência mais natural, como se eu não tivesse feito nada com ele pra ele ficar daquele jeito. Costumo gostar de cremes que não deixem o aspecto do meu cabelo molhado e também que façam ele ficar mais volumoso. Como tenho pouco cabelo, uso os meus cachos para me sentir um pouco cabeluda (vocês podem ver a diferença que é nas fotos acima).

Meu cabelo ainda é uma incógnita pra mim, eu não sei qual é a numeração, se ele é cacheado, ondulado, ainda tô bem em dúvida, mas no decorrer do tempo eu vou começar a descobrir. Tenho uma parte grande que ainda está lisa, então provavelmente farei o BC logo logo.

Vou parar de falar um pouco porque esse assunto definitivamente me deixa animada e eu falo que nem uma matraca (natural kkk). Espero que as dicas abaixo ajudem quem tá nessa fase também.

Ativador de cachos

Uso esse ativador uma vez na vida e outra na morte, mas ele é bem cheiroso e ele tem um efeito bacana que eu gosto: não deixa o efeito molhado no cabelo. Outra coisa bem legal desse ativador é que além de ser um creme legal pra deixar no cabelo, ele também deixa uma impressão de cabelo mais saudável. Já tenho há bastante tempo e a quantidade ainda está bem bacana.

O único contra desse creme PRA MIM é que ele deixa o cabelo com menos volume. Então acabo tendo que usar uma gelatina pra dar volume por cima desse.

Gelatina

Como disse aqui em cima, uso essa gelatina pra ela dar mais volume pro meu cabelo. Se tem uma coisa que me incomoda no meu cabelo é a falta de volume dele. Então, quando eu não uso o creme aqui em baixo (que jájá vou falar) preciso usar algo que deixe ele mais volumoso, e eu gosto dessa que é da linha de cabelos cacheados da salon line.

Creme para pentear

Por mais que na embalagem esteja escrito “reduz volume” acontece exatamente o contrário com o meu cabelo. Esse é o meu creme favorito de todos os tempos, então, quando to de cabelo cacheado, com certeza eu tô usando esse creme. Ele é muito muito cheiroso, dá uma hidratada muito boa e não deixa aquele aspecto molhado no cabelo, o que me deixa muito feliz. O único contra é o preço que é um pouco alto, até considerando a marca, eu acho,  mas esse pote é tão grande que super vale a pena. Ainda não acabou desde que comecei a usar o cabelo natural.


Tirei uma foto ao vivo do meu cabelo como está hoje depois de finalizar apenas com o ativador de cachos e a gelatina. Como tá bem frio aqui em Brasília, ele não está completamente seco e eu não quis mexer ainda nele, por isso está sem volume ainda. A foto tá aqui também pra vocês verem as pontinhas que estão mais lisas e o tamanho do cabelo que está bem maior <3

É isso, pessoal. Espero que tenham gostado. Deixem suas dúvidas e sugestões nos comentários. Em breve volto com mais posts desse tipo.

Beijo!

Jaqueline
Oi, eu sou a Jaqueline, mas pode me chamar de Jaque! Tenho 24 anos, sou formada em Administração de Empresas, apaixonada por livros e a louca da fotografia.Adoro dias frios, seriados (♥) e a combinação dos dois também. É aqui que compartilho meus sonhos, minhas alegrias e minhas incertezas. Esse é meu mundo na internet, espero que goste!
Planner para organização
2013 pra mim, foi…
Você deveria


 

  • Aaaaaa,seus cachinhos <3 *-*
    Sabe que isso das curvaturas me deixa meio confusa sobre a minha própria curvatura?Mas li que o cabelo pode ter curvaturas mistas,então identificar acaba sendo mais complicado ainda…meu cacho é bem miudinho,na casa do C (o seu é mais aberto e maior),por isso forma mais volume.Também observei que próximo à raiz e na frente a textura é mais crespa,quase não forma cachos (acho que é 4C).
    Uma dica para que o cabelo possa adquirir a forma natural dele com maior definição é o que pretendo fazer:Low Poo!

    Têm um detergente de alto poder de limpeza presentes nos shampoos que agride muito o cabelo.Os shampoos que seguem técnica low poo são isentos desse detergente,por isso mais suaves.E têm produtos mais naturais e com poder maior de hidratação.Livres de sulfatos,silicones,parabenos e petrolatos.Os silicones (muito presentes em máscaras e condicionadores) só são retirados com esse detergente (sulfato) e servem para criar uma película e reter a umidade do cabelo,mas não permite que outros produtos penetrem e sejam absorvidos com todos os benefícios pela fibra capilar.Então logo cabelos cacheados que já não têm a hidratação correta pela forma que impede da oleosidade natural do fio chegar às pontas,precisam de produtos o mais naturais e com poder de hidratação maior,o máximo possível.Então estou procurando produtos liberados para os meus cachinhos 🙂

    Comprei um creme liberado da Skala que pode ser usado como máscara hidratante ou creme de pentear,chamado Amido de Milho e tenho AMADO usar ele para finalizar os cachinhos.Ele deixa a textura de toque seco (mas eu prefiro o molhado,hahaha), dá volume (tô num crush por volume) e hidrata o cabelo.E ele é vegano (minha maior dificuldade).Testei o Yamasterol amarelinho também,mas ele não segura os cachos não,uso mais como quebra galho.O da Skala me dá um day after de 3 dias com cachinhos inacreditáveis *-* e têm um cheirinho maravilhoso!Estou in love.Procurando agora o shampoo e condicionador da linha acachonados da Skala também que são liberados para low poo <3 <3

    • Layni, meu cabelo hoje é 3A! Não sei se ele vai mudar até o fim da transição, mas eu tô muito satisfeita com tudo o que estou fazendo com ele.

      Estou usando shampoo com low poo e é maravilhoso. O cabelo fica tão lindo, suave e levinho!

      Ultimamente tenho usado vários produtos pra testar, tenho da skala, mas ele não ficou tão bom no meu cabelo não:(